Doação com amor e responsabilidade. Adote um de nossos amiguinhos!

Dia Mundial dos Animais e Dia de São Francisco de Assis, reflexão

04/10/2010 00:00

Hoje, dia 04 de Outubro, é comemorado o Dia Mundial dos Animais.

Foi escolhido este dia pois é o mesmo dia em que foi sepultado São Francisco de Assis, em 1226, homem que respeitava de forma igual seres humanos, animais e natureza.

Por este motivo, ele ficou conhecido como padroeiro dos animais e muitos protetores e simpatizantes da causa animal veem neste santo a expressão da simpatia pelo cuidado com o próximo, sem distinção de espécia ou raça.

De uma forma tímida, podemos sim comemorar com alegria este 04 de Outubro de 2010 pois temos um número crescente de animais de estimação nas residências (e quando se fala de estimação, entende-se aqueles animais cuidados de forma responsável por seus donos), temos também um aumento de adeptos ao vegetarianismo e "veganismo" (aqueles que não comem nem usam/consomem produtos que tenham alguma participação animal em sua produção). Temos também mais simpatizantes à causa de proteção animal e meio ambiente, espalhados por aí fazendo cada um a sua parte. E o melhor, não é para aparecer não porque isso hoje não traz fama nem dinheiro, mas sim porque seguem seus corações e enxergam, nestes nossos irmãos animais, também a expressão da vida !!

Por outro lado, há ainda muito por fazer. Existe aquela parte da população que não tem conserto, que na sua maldade pura, aproveita-se da soberania sobre seres indefesos para exercer suas mais cruéis ideias. São animais vitimados com fogo, com espancamentos, violência sexual, mutilações, afogamentos, tiros e que sucumbem à morte lentamente ou de forma brutal.

Ainda dentro deste outro lado do muito a fazer, há a outra parcela da população que é passível de ter seus olhos abertos para esta causa pois são pessoas que muito deixam de fazer por aqueles animais que os rodeiam por pura falta de conhecimento, de informação e orientação. São pessoas que ainda não veem os animais como seres sencientes (que sentem e sofrem como os seres humanos), mas que, obtendo a informação e orientação sobre como agir, podem por a mão na massa e transformar seu relacionamento com os animais em uma relação de amizade e cooperação mútua, deixando de vê-los como objetos ou seres passíveis de explorações.

Podemos agir timidamente, mas ativamente e de forma permanente. As crianças, nas ruas ou escolas, encantam-se com os animais e são os grandes influenciadores do futuro e podem ser trabalhados no sentido de valorização da vida animal e respeito ao meio ambiente. Vamos, cada um de nós, olhar de forma diferenciada para os animais que vivem a nossa volta, para aqueles que cruzam nosso caminho, para aqueles que simplesmente aparecem na nossa frente. Certamente, seu coração, influenciado pelo mais puro sentimento do amor ao próximo, o guiará sobre o que fazer.

Comemoraremos um 04 de Outubro de 2011 melhor ainda!

Abraços a todos

Simone Galiazi

Pesquisar no site